« voltar
   

 

GRUPO GORENJE 

                                                                                                                                
O grupo Gorenje é um dos fabricantes europeus de eletrodomésticos com uma história de mais de 60 anos. Tecnologicamente aperfeiçoados,  superiormente concebidos e energeticamente eficientes, os electrodomésticos da marca Gorenje, Asko, Atag, Pelgrim, Upo, Mora, Etna e Körting elevam a qualidade de vida dos utilizadores mais de noventa países em todo o Mundo. 

ver mais

 

POSICIONAMENTO E VALORES DA MARCA 

 

Qualidade. Simplicidade. Funcionalidade. Design. Estes são os valores de uma marca que alia a qualidade alemã com o design italiano.

 

Qualidade gorenje
Com mais de meio século de tradição na fabricação de aparelhos domésticos, a atenção aos requisitos e preferências dos clientes aliada ao emprego da tecnologia moderna constituem uma das razões pelas quais a Gorenje tem convencido milhões de clientes em todo o mundo. Para além da qualidade inerente aos produtos, a utilização de práticas de gestão de qualidade Sigma 6, que se aplicam à funcionalidade, segurança e estética de um produto e o standard de qualidade IS0 9000, garantem a maior qualidade.


Simplicidade gorenje
A missão da Gorenje no desenvolvimento dos seus produtos é encontrar soluções convenientes para facilitar as tarefas domésticas, deixando mais tempo livre aos utilizadores. Com a tecnologia inteligente “UseLogic” são usados sensores para perceber os processos e os estádios, simplificando o uso dos produtos. Assim, os produtos detêm características que permitem um uso mais efectivo, melhores resultados e um nível mais alto de segurança.


Funcionalidade e Design gorenje
“A forma segue a função” é o guia da Gorenje quando desenvolve novas funções. Uma combinação de vantagens convenientemente desenhadas ergonomicamente, materiais genuínos e uma atracção estética unem-se num design de excelência que é reconhecido e premiado por vários e prestigiosos prémios de design.


 

INOVAÇÃO E DESIGN   

Sempre na busca de soluções novas, diferentes e inovadoras, o Grupo Gorenje está aberto a ideias ousadas e formas de cooperação; efectivamente, inovação e design são as principais vantagens competitivas da empresa. 

A criação de novos produtos e linhas de produto inclui sempre uma medida generosa de inovação, tanto em termos de tecnologia e design, dado que o Grupo trabalha com figuras de renome mundial do mundo do design e da inovação.

Detém também a sua própria equipa de pesquisa e desenvolvimento, a Gorenje design Studio. Esta cooperação resultam em soluções atractivas e únicas totalmente adaptadas para o consumidor


Colecção Classico - com uma forte marca de design encarna estética intemporal, em ambientes modernos e tradicionais.

Frigoríficos IONgeneration - nova geração de frio com funções exclusivas de tecnologia e ventilação Multiflow e IonAir para proporcionar frescura prolongada.

Nova geração de máquinas de lavar e secadoras SensoCARE - o cuidado extremo da sua roupa.

IQcook - placa de indução com tecnologia de sensor IQ - invação que transporta a experiência de cozinhar para uma nova dimensão.

Forno HomeCHEF - tecnologia avançada para uso simples e prazer total. Écran TFT interativo.

Gorenje + - aparelhos exclusivos de cozinha baseados num conceito abrangente de experiência e design, que combina uma vasta gama de vantagens superiores. Disponível apenas em estúdios de cozinha.

Gorenje Simplicity 2 - apresenta um inovador sistema de controle de aparelho que se baseia num monocomando lógico. Foi concebido como uma resposta às tendências contemporâneas e à necessidade e desejo de controlo mais simples pelos consumidores modernos.

Gorenje Retro - estilo do passado actualizadocom tecnologia de ponta e uma variedade de cores da moda.

Gorenje Karim Rashid - permite ao utilizador jogar com a cor e ajustar livremente o ambiente de sua casa para o seu estilo de vida.

Gorenje Ora-Ïto - oferece tecnologia e de alta qualidade e design. Destina-se particularmente aos consumidores modernos que buscam aparelhos superiormente concebidos.

Gorenje Pininfarina - coleção luxuosa e elegante com tecnologia avançada e soluções inovadoras para osconsumidores que gostam de prestígio.

 

HISTÓRIA 

 

1950 - 1960

• Estabelecimento da Gorenje numa vila com o mesmo nome. Inicialmente a empresa estava envolvida na fabricação de máquinas agrícolas e materiais de construção.

• Em 1958, expandiu a sua actividade para a produção de fogões a gás

• Em 1960 a empresa mudou-se para a cidade vizinha de Velenje

1961 - 1970

• A empresa expande a sua produção para máquinas de lavar e frigoríficos

• Em 1961 Gorenje faz aa primeiras exportações para a Alemanha

1971 - 1980

• A sua gama de produtos estende-se ao fabrico de cozinhas, cerâmica, equipamentos médicos, telecomunicações, aparelhos de TV e outros electrodomésticos para casa

• Foram dados os primeiros passos para a constryção de uma rede de distribuição e vendas em toda a Europa Ocidental, na sequência da qual a empresa estabeleceu filiais na Alemanha, Áustria, França, Dinamarca e Itália

1981 - 1990

• Maior foco no core business - eletrodomésticos. Um período marcado pelo desinvestimento nas acções menos lucrativas e consequente reorientação para a área com mais experiência - eletrodomésticos.

1991 - 1996

• Reestruturação da Gorenje, afastamento do sistema de auto-gestão socialista anterior, para uma total privatização.

• Devido à perda do mercado doméstico causada pela desintegração da Jugoslávia, este período também foi marcado por uma reorientação intensiva na expansão das exportações

• Estabelecimento de filiais na Europa Oriental (República Checa, Hungria, Polónia, Bulgária e Eslováquia) baseada nas mudanças que ocorrem na região de acordo com o desenvolvimento de novas economias de mercado

1997 - 2005

• Gorenje torna-se uma empresa pública

• Investimento em novos produtos e tecnologia: abertura de novos mercados, e foco em produtos mais ecológicos e tecnologicamenta avançados.

• Quanto ao seu plano estratégico, a Gorenje injectou vida nova na sua política de negócios: "Tudo para casa"

• Aquisição de Mora Moravia - fábrica de aparelhos de cozinha na República Checa no ano de 2004

2006 - 2009

• Inauguração da nova fábrica de frigoríficos em Valjevo, Sérvia no ano de 2006

• Novas linhas de design em colaboração com designers de renome mundial e parcerias, como Gorenje Pininfarina, Gorenje Swarovski, Gorenje Ora-Ito, Gorenje por Karim Rashid

• Aquisição da empresa ATAG no ano de 2008

• Nova geração de aparelhos, o inovador "Gorenje for iPod", Gorenje Retro e Gorenje Simplicity

2010 - 2012

• Aquisição da empresa ASKO no ano de 2010

• Lançamento da nova gorenje +

• Nova geração de máquinas de lavar e secadores Gorenje, linha Sensocare, linha Gorenje One e Gorenje Vita


SUSTENTABILIDADE - ECOLOGIA - AMBIENTE

Gorenje aplica consistentemente os princípios fundamentais da responsabilidade social corporativa:

- utilizadores

- produtos seguros

Durante todo o processo de desenvolvimento de produto, a orientação principal é a segurança dos produtos em conformidade com as normas internacionais. Os requisitos destas normas são cumpridas de forma consistente desde a concepção do produto:

• no desenvolvimento ; na definição dos requisitos de fornecedores; na verificação de parâmetros de segurança no processo de produção; e na finalização do processo de produção.

A segurança do produto é verificada na fábrica e em laboratórios independentes estrangeiros certificados

A Gorenje é membro do Comité Europeu de Fabricantes de Equipamentos Domésticos (CECED). Como membro desta Associação, tomam parte nas discussões com a Comissão Europeia no processo de elaboração da legislação sobre o desenvolvimento tecnológico de produtos e mitigação de impacto sobre o meio ambiente. Produtos energeticamente eficientes da Gorenje estão equipados com componentes totalmente recicláveis. Todo o processo de desenvolvimento tecnológico cumpre com os requisitos de proteção ambiental.
A qualidade dos produtos é monitorizada e atualizada com base nos resultados, de forma sistemática.

Serviço Pós-Venda
A satisfação dos consumidores ao longo da vida útil de um produto também é suportado por um serviço pós-venda integrado. 
Esta excelência no serviço pós-venda é baseado numa rede de serviço bem organizado, tecnicamente equipada e favorável ao empreendedorismo, que atende às necessidades dos consumidores de uma forma flexível e altamente profissional, com resposta rápida.

Ambiente
O cuidado com o meio ambiente está no topo das prioridades na estratégia de desenvolvimento. A política de defesa do ambiente inclui todo o ciclo de vida de um produto, desde a concepção, passando pela fabricação e utilização e a sua remoção após o fim da vida útil.
Com a implementação de tecnologia topo de gama, processos e materiais, a Gorenje reduz continuamente o volume de resíduos gerados no processo de produção e do consumo de energia e recursos naturais (energia, água, gás natural e ar comprimido). Estão entre os primeiros na Europa a diminuir e, posteriormente, abandonar completamente o uso de refrigerantes ecologicamente perigosos.
Em 1998, introduz um revestimento especial ambientalmente amigável, seguido pela tecnologia de revestimento de esmalte dois anos mais tarde.
Dedicam grande parte do seu tempo  na busca por soluções tecnológicas modernas e isso é recebido com entusiasmo e respeito por consumidores ambientalmente conscientes. 
O objetivo é produzir aparelhos que consomem menos energia, água e detergentes.
A Gorenje é também o co-fundador da empresa ZEOS, gestora de um sistema de gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. Assim, assumem também a responsabilidade pelos produtos após serem colocados no mercado.
 
Como uma empresa socialmente responsável, também vê o seu papel na educação como importante e na melhoria da consciencialização dos colaboradores e do público em geral, sobre a conduta ambientalmente saudável. Em 2006, a Gorenje recebeu o certificado internacional do sistema de gestão ambiental integrada ISO 14001; em 2004, também se tornou a primeira empresa eslovena a ser incluída no registo EMAS.

PATROCÍNIO

A Gorenje orgulha-se de décadas de tradição na área da responsabilidade social corporativa. Primeiramente, nas atividades voltadas para os trabalhadores e para o ambiente local, que com o passar dos anos estenderam-se a outros participantes também. Hoje, a filosofia de um desempenho e desenvolvimento socialmente responsável e sustentável é uma parte inseparável de negócio bem sucedido da Gorenje.
Apesar dos fundos limitados, vários eventos significativos foram organizados ao longo do ano de 2012 para os funcionários e para a comunidade em geral na área do desporto, cultura, ciência, educação e saúde. 
O apoio e patrocínio das equipas eslovenas da Associação de Esqui da Eslovénia e da equipa de Andebol de Velenje é tradicionalmente prestado pela Gorenje. Foi dada especial atenção à Gorenje Recreation Association, ao Clube dos Reformados Gorenje, à Associação Cultural Gorenje e canto coral que prevê uma vida física e espiritual de qualidade e é na sua maioria por funcionários da Gorenje que vivem em Velenje, ex-funcionários e membros da família.
Entre outros a Gorenje apoiou também projectos do programa "Maribor - Capital Europeia da Cultura 2012". O mais visitado foi uma exposição sobre a tradição do design na Gorenje »Gorenje com visão«. A Gorenje também participou em inúmeras atividades de caridade em 2012 nas áreas de cuidados de saúde. Entre outras participou num leilão na Noruega,para angariar fundos para a luta contra o cancro de mama, com a cedência de um frigorífico cor-de-rosa da coleção Retro.
Equipa de Esqui
Na temporada 2013/14, a Gorenje foi o patrocinador geral das equipas eslovenas de esqui nórdico pelo 21º ano consecutivo. A Gorenje orgulha-se das inúmeras conquistas que contribuirão significativamente para a distinção e reconhecimento da marca Gorenje em todos os mercados.